O Pai Nosso é uma das orações mais conhecidas e recitadas pelos cristãos em todo o mundo. Ela é considerada uma das principais orações do cristianismo e é recitada tanto nas igrejas como em momentos de oração pessoal. Neste artigo, vamos explorar a Oração do Pai Nosso em quatro idiomas diferentes: português, latim, hebraico e grego.

Oração do Pai Nosso em Português

A Oração do Pai Nosso em português é a versão mais comumente recitada pelos falantes da língua portuguesa. Ela é uma tradução direta do texto original em grego e é utilizada em diversas denominações cristãs.

Aqui está a versão em português da Oração do Pai Nosso:

“Pai Nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; perdoa-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tenhaofendido; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Amém.”

Oração do Pai Nosso em Latim

O latim é a língua litúrgica da Igreja Católica e, por isso, a Oração do Pai Nosso em latim é amplamente utilizada nas celebrações da missa e em outros rituais religiosos.

Aqui está a versão em latim da Oração do Pai Nosso:

“Pater noster, qui es in caelis, sanctificetur nomen tuum; adveniat regnum tuum; fiat voluntas tua, sicut in caelo et in terra. Panem nostrum cotidianum da nobis hodie; et dimitte nobis debita nostra, sicut et nos dimittimus debitoribus nostris; et ne nos inducas in tentationem, sed libera nos a malo. Amen.”

Oração do Pai Nosso em Hebraico

O hebraico é a língua original do Antigo Testamento e, portanto, é de grande importância para os estudiosos da Bíblia. Embora a Oração do Pai Nosso não seja encontrada no Antigo Testamento, é interessante explorar sua versão em hebraico.

Aqui está a versão em hebraico da Oração do Pai Nosso:

“אָבִינוּ שֶׁבַּשָּׁמַיִם, יִתְקַדֵּשׁ שְׁמֵךְ. תָּבוֹא מַלְכוּתְךָ, יֵעָשֶׂה רְצוֹנְךָ, כַּבַּשָּׁמַיִם כֵּן בָּאָרֶץ. אֶת לַחְם חֻקֵּנוּ תֵּן לָנוּ הַיּוֹם. וּסְלַח לָנוּ עֲוֹנוֹתֵינוּ, כַּאֲשֶׁר סָלַחְנוּ גַּם לַאֲנָשִׁים הַחַיִּים עָלֵינוּ. וְאַל תְּבִיאֵנוּ לִידֵי נִסָּיוֹן, כִּי אִם חַלֵּצֵנוּ מִן הָרָע. אָמֵן.”

Oração do Pai Nosso em Grego

O grego é a língua original do Novo Testamento e, portanto, é de grande importância para os estudiosos do cristianismo primitivo. A versão em grego da Oração do Pai Nosso é encontrada nos evangelhos de Mateus e Lucas.

Aqui está a versão em grego da Oração do Pai Nosso:

“Πάτερ ἡμῶν ὁ ἐν τοῖς οὐρανοῖς, ἁγιασθήτω τὸ ὄνομά σου, ἐλθέτω ἡ βασιλεία σου, γενηθήτω τὸ θέλημά σου, ὡς ἐν οὐρανῷ καὶ ἐπὶ γῆς. τὸν ἄρτον ἡμῶν τὸν ἐπιούσιον δὸς ἡμῖν σήμερον, καὶ ἄφες ἡμῖν τὰ ὀφειλήματα ἡμῶν, ὡς καὶ ἡμεῖς ἀφήκαμεν τοῖς ὀφειλέταις ἡμῶν, καὶ μὴ εἰσενέγκῃς ἡμᾶς εἰς πειρασμόν, ἀλλὰ ῥῦσαι ἡμᾶς ἀπὸ τοῦ πονηροῦ. Ἀμήν.”

A Oração do Pai Nosso é uma poderosa expressão de fé e confiança em Deus. Independentemente do idioma em que é recitada, seu significado e propósito permanecem os mesmos. Que essa oração possa continuar a inspirar e fortalecer a fé de todos os que a recitam.

Compartilhe Com Seus Amigos Católicos!

Categorizado em:

Orações, A FÉ,

Última atualização: 25 de março de 2024